Algumas dúvidas realmente são pertinentes à nossa condição de seres humanos. Depois de resolver a questão da cueca do super homem (post q deve estar aí embaixo), agora venho a público resolver uma dúvida da
Flávia Cintra, uma blogueira conterrânea. Pergunta a Flávia:
1. Arroz sobre o feijão?
2. Feijão sobre o arroz?
3. Arroz ao lado do feijão?
Eu a respondi por mail e transcrevo aki:
"Essa é uma questão q nos remete ao âmago da cultura brasileira... Temos dois pressupostos q dão origem a linhas de pensamentos totalmente contrárias.
Vc pode dizer q come arroz com feijão (q é o meu caso, pois assim aprendi a falar), bem como pode falar feijão com arroz (como prega akela velha musikinha folclórica: um, dois, feijão com arroz...).
Levemos em consideração q o arroz com feijão é a expressão da minha endoculturação, posto q me veio dos meus pais, q aprenderam com os pais deles... Já o feijão com arroz é mero fruto de uma contra-cultura xenófoba (dizem q arroz é coisa q nasceu pra lá de Greenwich) que tenta sobrepor o feijão ao arroz com a desculpa q feijão tem mais ferro e é uma coisa tipicamente latina. Ora, eu odeio vanguardas!!! Odeio arte abstrata!!! Odeio contra-culturas!!! E tem mais: se eu quisesse ferro, eu chuparia prego. Ah! Coisa tipicamente latina é bunda!!! Bunda é coisa latina, não feijão... Tá no DNA: latinos gostam de bunda, anglo-saxões gostam de peitos, japoneses gostam de peixe cru... Qqr um q saia disso é um subversivo!!!
Já decidimos, então, q o certo é arroz com feijão. Colocado isso, vamos analisar as questões quantitativas acerca do arroz e feijão. Qual é a razão de proporcionalidade entre os ingredientes. Meio-a-meio, mais arroz ou mais feijão??? Ora, se nós comemos arroz COM feijão, temos q comer mais arroz q feijão... É óbvio!!! Se comêssemos mais feijão, comeríamos feijão com arroz (coisa da contra-cultura, hein!) e se comêssemos quantidades iguais, comeríamos arroz e feijão ou feijão e arroz (pra quem tem um pé na contra cultura!!!).
Definida a quantidade (mais arroz q feijão) cabe-nos definir a ordem das porções. Temos 3 opções: arroz sobre o feijão, feijão sobre o arroz e arroz ao lado do feijão. Eu, categoricamente, afirmo q o certo é colocar o feijão sobre o arroz. Analisemos:
Arroz sobre o feijão - Totalmente errado! É tb fruto da contra-cultura xenófoba! Ao deixarmos o feijão sob o arroz, afirmamos q o feijão está em baixo de td, q é o alicerce, a base da alimentação... Além do mais, recorro a outro ditado. Akele q diz q uma coisa certa é "preto no branco". Esse ditado q surgiu com a assinatura de contratos, costura td uma cultura e identidade nacional... É td preto no branco!!! Ao colocarmos o arroz sobre o feijão, colocamos o branco no preto q é uma coisa contra-cultural!
Arroz ao lado do feijão - Não existe! Afinal, comemos arroz COM feijão. Ou seja, o feijão deve ser misturado ao arroz sob pena de se transformar em arroz E feijão, q é uma atitude da vanguarda contra-cultural. Na minha opinião, o arroz ao lado do feijão é uma facção moderada dos xenófobos subversivos da "avant guard" da contra-cultura... São mais ou menos como a "centro-esquerda" da política brasileira, representados por Ciro Gomes.
Feijão sobre o arroz - Isso é o certo! É preto no branco! Colocamos o arroz no prato e analisamos o volume e, só depois, colocamos o feijão, tomando o cuidado de colocar menos feijão q arroz. Só assim comemos arroz COM feijão. Só assim defendemos o legado intelectual q nos foi deixado. Só assim honramos os nossos pais!!!
Espero ter esclarecido a questão."